02/08
Como chegar a Morro de São Paulo

Formas de ir para Morro de São Paulo

 

Morro de São Paulo é uma ilha que fica apenas a 64 km de distância do sul de Salvador, na Bahia. O acesso a ilha é exclusivamente feito de barco ou avião, não se pode circular de carro na ilha.

De barco existem algumas formas como: Catamarã, lancha privada, semi-terreste e avião.

 

  • Catamarã:

Saindo direto de Salvador a Morro de São Paulo via mar, por catamarã ou lancha privativa. Com certeza, essa é a opção mais prática se a gente considerar custo-tempo-raticidade.

A lancha privada ou catamarã sai do Terminal Marítimo de Salvador São Joaquim. A viagem dura cerca de 2h30 a 3h, dependendo das condições do mar.

  • Vantagens: É apenas uma condução só, sem baldeações
  • Desvantagens: para quem enjoa, pode não ser uma boa ideia. Em dias de mar mais agitado, a travessia pode ser bastante desconfortável para pessoas mais sensíveis. Lembre-se que, quanto maior a embarcação, menos balança.
  • Semi-Terrestre

Essa é a forma mais comum, utilizadas bastante pelos turistas. Você utiliza do ferry ou lancha em Salvador (no Terminal São Joaquim) para a Ilha de Itaparica (vai saltar em Bom Despacho).

Já em Bom Despacho, você pega um ônibus até a cidade de Valença. Observe que, do terminal marítimo de Bom Despacho, você ainda tem que pegar uma van (informal) ou um táxi até o cruzamento na estrada onde passam os ônibus pra Valença.

Uma vez em Valença, peça ao motorista para descer perto do terminal marítimo. Lá, você pega a lancha até Morro de São Paulo.

  • Vantagens: é mais barato.
  • Desvantagens: tem mais baldeações, sendo mais cansativo e demorado. Pode demorar de 4 a 5 horas. Ah, tome cuidado em dias de feriado e altas temporadas, porque as filas dos barcos podem ficar bem grandes.
  • OBS.: Nosso hotel sempre indica a empresa CassiTurismo que realiza esse translado com guia para ajudar você em sua viagem.

 

  • Avião

Se você está disposto a ter um custo maior, você pode pegar um transfer aéreo direto para Morro de São Paulo. Lá na ilha de Tinharé, o avião pousa no aeroporto regional de Cairú.

  • Vantagens: são apenas 25 minutos de voo.
  • Desvantagens: É um transporte caro. Além disso, são poucos voos, desde 3 voos semanais na baixa temporada a 3 voos diários na alta temporada. Ah, e o avião do Táxi Aéreo é um modelo bimotor.

 

Qual a melhor forma?

​Isso é você quem diz! Qual para você que busca agilidade e conforto é muito interessante o táxi aéreo. 

Mas se você não tem pressa e busca conforto e uma viagem menos agitada, indicamos o Semi terreste. 

Porém se você busca conforto, agilidade e não tem medo dos agitos do mar... Indicamos o Catamarã.